Português (Brasil)

Empregados CLT já podem contratar Crédito do Trabalhador do Sicoob

Empregados CLT já podem contratar Crédito do Trabalhador do Sicoob

Empregados CLT já podem contratar Crédito do Trabalhador do Sicoob

Compartilhe este conteúdo:

Após disponibilização do programa Crédito do Trabalhador pelo Governo Federal, trabalhadores com carteira assinada podem contar com o Sicoob para contratar o Crédito do Trabalhador diretamente pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital). A nova linha de crédito consignado permite que os empregados utilizem o FGTS como garantia, oferecendo taxas mais acessíveis e condições diferenciadas.

 

O Sicoob, que já prática juros abaixo da média do Sistema Financeiro Nacional, tem recursos disponíveis para atender os interessados. O crédito poderá ser contratado de forma digital, sem necessidade de deslocamento até uma agência, e o desconto das parcelas será feito diretamente na folha de pagamento, via eSocial.

 

"O Crédito do Trabalhador representa uma excelente oportunidade para que mais pessoas tenham acesso a uma linha de crédito com condições ainda não praticadas no mercado. Com a retenção em folha, essa modalidade traz mais segurança e previsibilidade para quem busca uma alternativa de crédito com custos reduzidos. Essa é uma oportunidade inédita para muitos trabalhadores acessarem um crédito com condições mais vantajosas", afirma o gerente de Crédito e Agronegócios do Sicoob, Eduardo Ton.

 

O Crédito do Trabalhador já está disponível no Sicoob e pode ser contratado diretamente pelo aplicativo CTPS Digital a partir desta sexta-feira, dia 21. A opção permite que o trabalhador compare as ofertas e escolha a melhor condição disponível, trazendo mais acessibilidade e segurança na contratação do crédito.

Funcionamento

 

O Crédito do Trabalhador chega ao mercado como uma alternativa para ampliar o acesso ao crédito consignado, beneficiando milhões de trabalhadores formais que antes não contavam com essa possibilidade. Segundo dados do Governo Federal, atualmente, o País possui cerca de 47 milhões de trabalhadores CLT, incluindo 2,2 milhões de empregados domésticos e 4 milhões de trabalhadores rurais, além de assalariados de Microempreendedores Individuais (MEIs), que estavam excluídos da consignação privada.

Com essa nova modalidade, estima-se que, em até quatro anos, cerca de 19 milhões de celetistas optem por essa forma de crédito, o que pode representar mais de R$ 120 bilhões em empréstimos contratados, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Além de oferecer taxas mais acessíveis, o Crédito do Trabalhador também poderá ser utilizado para migrar dívidas com custos elevados, ajudando a reduzir o superendividamento. Quem já tem um consignado ativo poderá migrar para essa nova linha a partir de 25 de abril de 2025, já a portabilidade entre bancos estará disponível a partir de junho.

O desconto das parcelas será feito diretamente na folha de pagamento via eSocial e os trabalhadores poderão utilizar até 10% do saldo do FGTS e 100% da multa rescisória como garantia do crédito. Todo o processo de contratação ocorre de forma digital, garantindo mais agilidade e transparência.

Fonte Tribuna da Bahia 

Compartilhe este conteúdo: