Português (Brasil)

Produtores das feiras da agricultura familiar do município aprovam novas barracas

Produtores das feiras da agricultura familiar do município aprovam novas barracas

Produtores das feiras da agricultura familiar do município aprovam novas barracas

Compartilhe este conteúdo:

Nesta quinta-feira (9/1), foram entregues novas barracas móveis para pequenos produtores que participam das feiras livres da agricultura familiar do município. A iniciativa, realizada pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), tem como objetivo proporcionar melhores condições de trabalho para agricultores locais, permitindo, por sua vez, uma experiência de consumo mais agradável também para a clientela. A cerimônia de entrega ocorreu no Paço Municipal.
 
Os primeiros beneficiados foram os agricultores que fazem parte da feira livre realizada tradicionalmente às quintas-feiras, no estacionamento do Centro Administrativo da Prefeitura. O prefeito Luiz Caetano fez questão de conferir de perto a primeira feirinha do ano.
 
Na oportunidade, o chefe do Executivo pontuou que, “embora tenha uma simbologia de mudança para o nosso município, é uma coisa simples o que fizemos aqui hoje, com essa entrega. Esse projeto foi criado por mim, lá atrás, para apoiar o agricultor familiar e livrar ele do atravessador. Só que, no ano passado, ainda com a gestão anterior, em determinado momento, chegou ao ponto de eu passar aqui e ver que todos os agricultores estavam com as mercadorias no chão. Aí eu falei que a gente ia voltar para ajudá-los. E é o que começamos a fazer hoje”.
 
O titular da Sedap, Fabiano Dourado, destacou o papel da agricultura familiar para a economia do município, bem como a relevância da atuação do agricultor. “A gente sabe da importância de cada produtor rural e de cada serviço prestado através deles aqui na cidade. A feirinha do estacionamento do Centro Administrativo da Prefeitura faz parte da cidade, e nós vamos dar todo apoio. Essa é uma marca do governo Caetano. Ele, que tem essa preocupação e cuidado, dará atenção aos agricultores do nosso município”, ressaltou.
 
Desde os 6 anos de idade acompanhando os pais na lavoura, e no ofício da feirinha, Odara Ferreira, agricultora de 35 anos, do Quilombo de Cordoaria, aprovou as novas barracas. De acordo com ela, que comercializa verduras e hortaliças, a estrutura das novas barracas são mais seguras. “As de antes caíam quando a gente colocava as mercadorias nas mesas. E, graças a Deus e ao prefeito Caetano, hoje estamos com equipamentos melhores”, observou agradecida.
 
Outro produtor rural que referendou, como mais seguras, a estrutura das novas barracas foi o agricultor Cláudio Conceição, 52 anos, também do Quilombo de Cordoaria, que comercializa sequilhos, pamonhas e diversos tipos de mingaus. “As barracas são bem mais fortes, seguras e firmes do que as outras, que caíam toda hora quando a gente botava os produtos em cima. Com essas divisórias das novas dá pra arrumar melhor a mercadoria”.
 
Para Marc Decuypere, 64 anos, membro da Cooperativa de Criadores de Abelhas do Brasil (Coopcab), associação que reúne criadores que resgatam e preservam a espécie Melipona Scutellaris, popularmente conhecida como abelha uruçu (sem ferrão), as barracas são perfeitas, pois têm a opção de usar com ou sem as divisórias e protege contra o sol. “Com essa barraca consigo separar os diferentes tipos de produtos que temos, como própolis, protetor labial, sabonetes, mel, repelentes, adubo líquido, entre outros”.
 
As barracas foram cedidas pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada ao Governo do Estado da Bahia, para a Associação dos Produtores Rurais de Camaçari. No total, foram entregues 100 novas estruturas, que serão usadas nas feiras livres da agricultura familiar realizadas em diversas localidades da sede e orla do município.

As novas barracas foram projetadas para proporcionar uma melhor organização e apresentação dos produtos dos agricultores locais. Elas são fabricadas em tubo industrial de aço carbono quadrado (30x30 cm), com três divisórias, cada uma medindo 60 cm de largura, 76 cm de comprimento e 25 cm de altura. A cobertura é feita de nylon 70 resinado, com testeiras e saias impermeáveis e anti-chamas, garantindo maior durabilidade e segurança.
 
Para a feirinha do estacionamento do Centro Administrativo da Prefeitura foram disponibilizadas 55 novas estruturas. As demais atenderão as feiras que acontecem aos sábados, na sede, no bairro Gleba E; e em Jauá, Arembepe e em Barra do Pojuca, na região da orla.
 
A ação visa fortalecer a infraestrutura das feiras, melhorar as condições de trabalho para os produtores e garantir um espaço mais adequado para os consumidores adquirirem produtos frescos e de qualidade diretamente dos agricultores.

Compartilhe este conteúdo: