Português (Brasil)

Militares pedem mais tempo para transição da regra de aposentadoria

Militares pedem mais tempo para transição da regra de aposentadoria

Militares pedem mais tempo para transição da regra de aposentadoria

Compartilhe este conteúdo:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com os comandantes das Forças Armadas no Palácio da Alvorada. O encontro teve como foco principal as mudanças na Previdência dos militares, que fazem parte de um pacote de cortes de gastos do governo. Estiveram presentes o general Tomás Paiva (Exército), almirante Marcos Olsen (Marinha), brigadeiro Marcelo Damasceno (Aeronáutica) e o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro.

O pacote de cortes de gastos do governo propõe que a aposentadoria dos militares tenha idade mínima de 55 anos a partir de 2030, com uma transição até lá. Apesar de entenderem a necessidade de mudança, os militares discordam dos termos da transição, de acordo com o Blog do Valdo Cruz.

A principal divergência é sobre quando a nova idade mínima será aplicada. Eles defendem que a regra só entre em vigor em 2032, temendo que, com o modelo atual, alguns oficiais precisem pagar um "pedágio" de sete anos antes de ir para a reserva.

Para cumprir a transição até 2032, os militares indicam que ajustes são necessários, como nas promoções, que atualmente ocorrem a cada sete anos, resultando em uma média de 52,5 anos para a transferência à reserva. Além disso, eles criticam o projeto de pensões, que limita a transferência para cônjuges e dependentes menores, enquanto a "morte ficta", que concede pensão a famílias de militares expulsos, será extinta.

Fonte: Metro1

Compartilhe este conteúdo: