Jerônimo admite força do Avante e considera partido para chapa de 2026
Jerônimo admite força do Avante e considera partido para chapa de 2026
O governador Jerônimo Rodrigues (PT) afirmou que o Avante tem legitimidade para reivindicar uma vaga na chapa majoritária de 2026. Durante um encontro com prefeitos eleitos e reeleitos do Avante em Salvador, Jerônimo declarou que a legenda, liderada na Bahia pelo ex-deputado Ronaldo Carletto, também busca aumentar sua participação na gestão estadual por meio da reforma administrativa.
“É justo que pleiteie. O Avante tem tamanho para reivindicar espaço na chapa em 2026. Chegou a 60 prefeitos e 500 vereadores, arredondando os números. Isso é uma força. Vai ter dois deputados federais e quatro estaduais. Então é justa a reivindicação. No momento certo, vamos dialogar sobre isso”, afirmou o governador baiano, em conversa com a imprensa.
Jerônimo também destacou que o Avante deseja um papel mais amplo no governo, solicitando novos cargos na reforma administrativa. Atualmente, o partido lidera a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura do Estado da Bahia (Seagri), sob o comando do ex-deputado Tum. O governador afirmou que está avaliando o pedido e que as mudanças serão definidas até o início de 2024.
O encontro contou com a presença de figuras políticas importantes, como o senador Jaques Wagner (PT), o vice-governador Geraldo Júnior e os deputados federais Pastor Sargento Isidório (Avante) e Neto Carletto, este último já solicitando ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a desfiliação do PP para se unir ao Avante, liderado por seu tio.
Entre os convidados, estavam os deputados estaduais Patrick Lopes (Avante), Niltinho (PP), Felipe Duarte (PP), Soane Galvão (PSB) e Vitor Azevedo (PL), que receberam convites de Ronaldo Carletto para se filiarem ao partido. Felipe Duarte confirmou sua saída do PP.
Antes das declarações de Jerônimo, Carletto, quando questionado pela imprensa no início da semana sobre a possibilidade de expandir a participação do partido no governo Jerônimo Rodrigues, foi cauteloso. “O maestro da banda é o governador. Nós temos um conselho político e a gente vai discutir isso. Lógico que, se tiver o espaço, a gente vai com muita gratidão ocupar esse espaço”, disse.
Em relação às eleições de 2026, Carletto mencionou o interesse do partido em integrar a chapa majoritária e comentou sobre suas próprias aspirações políticas para o próximo pleito estadual. “O Avante tem vários nomes. O Avante é um partido que cresceu, é o segundo maior partido da Bahia em número de prefeitos, vereadores e até de vice-prefeitos”, afirmou.