Setur projeta crescimento de 20% no turismo de Camaçari, durante alta temporada
Setur projeta crescimento de 20% no turismo de Camaçari, durante alta temporada
Em função dos esforços empenhados pela Prefeitura de Camaçari em obras infraestruturais, em divulgação e na promoção do município como destino turístico nacional e internacional, a Secretaria do Turismo (Setur) prevê um aumento de 20% no fluxo turístico para a alta temporada de 2024/2025. Ao longo de seus mais de 700 quilômetros quadrados (km2) de extensão territorial, os destaques do município vão para as opções existentes nas suas zonas rural e litorânea, embora a sede administrativa de Camaçari possua também seus espaços de encanto e beleza.
Em termos de infraestrutura, a localidade praieira de Guarajuba recebeu obras de requalificação de grande porte, que envolveram não somente os pórticos de entrada, mas também a requalificação das praças Central e do Mirante; a implantação de novo sistema de drenagem de água pluvial; instalação de novos passeios acessíveis; além de ciclovias e ciclofaixas.
Segundo a secretária do Turismo Lúcia Bichara, “outros espaços também foram beneficiados com melhorias infraestruturais, como os mercados de Monte Gordo e de Barra do Pojuca. Esses equipamentos permitirão ao visitante e ao turista conhecerem, ainda com mais conforto e boas opções, a riqueza da gastronomia, da história e cultura locais, oferecidas pelo nosso município”, enumerou.
A gestora destaca, para os eventos de fim de ano, a realização de duas festas privadas de Reveillon, que devem atrair pessoas de todo o Brasil. Esses eventos, segundo Lúcia, contribuirão ainda mais para o aumento de fluxo no município, o que impactará diretamente no fortalecimento da economia local.
Com roteiros turísticos formatados em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Camaçari destaca-se pela diversidade de atrativos. Entre eles estão a Aldeia Hippie de Arembepe, a única do gênero habitada no mundo, a Casa do Mensageiro, espaço que é referência no turismo religioso afro-brasileiro, além das experiências de turismo rural, propiciadas pela Fazenda Kadosh, que atua na produção de laticínios a partir de derivados de cabras.
Ainda no turismo rural, há a Reserva Uirapuru, localizada em Barra do Pojuca, que oferece uma gastronomia internacional, experiências para vivenciar as abelhas sem ferrão, práticas meditativas, lazer com tirolesa, apresentações de grupos indígenas, dentre outras opções.
Nessa mesma localidade, o grupo cultural de samba Espermacete é outra oportunidade valiosa de contato com a diversidade da cultura local, voltado para o turismo cultural. Campo em que também se destaca a comunidade quilombola de Cordoaria, com suas Trilhas Griô, samba de roda, capoeira, dentre outras manifestações, além da Casa de Farinha da comunidade.
Aliado a tudo isso, a proximidade do Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, localizado em Salvador a apenas 9 km de distância de Camaçari, propicia farto fluxo de turistas para as diversas localidades da região, sobretudo para os 42 km de praias que Camaçari oferece.
A sede administrativa do município também possui os seus atrativos. No Centro, há espaços como o Museu de Camassary, o Arquivo Público Municipal, além do Horto Florestal Linaldo da Silva, parque ecológico que guarda amostra do pulmão verde representativo da rica flora da cidade.