Como presente de aniversário para Camaçari, Cidade do Saber é entregue requalificada à população
Como presente de aniversário para Camaçari, Cidade do Saber é entregue requalificada à população
Considerado um complexo integrado de educação, cultura, esporte e lazer, a Cidade do Saber (CDS), que passou por obras de requalificação em toda sua ambiência, foi entregue à comunidade nesta segunda-feira (23/9), em ato solene marcado por apresentações dos grupos culturais Capoeira Regional Bimbaê e a Banda Municipal de Camaçari (Bamuca), que abrilhantaram e animaram a população durante o evento. A iniciativa ainda representa um presente de aniversário para a cidade, visto que Camaçari completa 266 anos de emancipação política no dia 28 de setembro (sábado).
O equipamento possui 22 mil metros quadrados (m²) de área e 10.874,33 m² de edificações construídas. Com investimento estimado em um pouco mais de R$ 8 milhões, uma das novidades implementadas no espaço por meio das obras de requalificação, refere-se à construção de quiosque multiuso e de dois novos vestiários, sendo um masculino e um feminino, na área da piscina semiolímpica, proporcionando mais conforto e bem-estar para os alunos que participam das aulas de hidroginástica e natação, por exemplo.
Localizado na Rua do Telégrafo, no bairro Natal, o complexo contém dois prédios, com 28 salas para realização de atividades educativas; além de espaços que abriga a sede da Secretaria da Cultura (Secult), pasta responsável pela administração do equipamento; o Teatro Cidade do Saber (TCS), com capacidade para 567 pessoas; o Museu UNICA – Universo da Criança e do Adolescente; o Memorial do Polo; o Laboratório de Tecnologia de Camaçari (LABTEC); a Brinquedoteca; o Castelo da Leitura; o ginásio poliesportivo; além das instalações do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Federal da Bahia (ICTI/Ufba) – Campus Camaçari.
Conhecido como um dos principais incentivadores de projetos e ações artístico-culturais no município, o prefeito Elinaldo Araújo, na ocasião da entrega relembrou os investimentos e esforços aplicados para o desenvolvimento da cidade. “Camaçari tem uma identidade cultural potente, e nosso compromisso é garantir que essa diversidade se fortaleça a cada dia. Investimos em formação, infraestrutura e incentivo aos talentos locais promovendo editais, concursos, como A Voz de Camaçari e a versão Kids da competição, e o Fotografe Camaçari, porque acreditamos que a cultura é uma força transformadora para a sociedade”, comemorou o gestor, que estava acompanhado da primeira-dama do município, Ivana Paula, e de demais autoridades municipais.
Todas as ações promovidas pela CDS contemplam crianças, jovens, adultos e idosos, que podem desfrutar das mais diversas programações que estimulam a ampliação do conhecimento e estimulam o repertório sociocultural. Ao longo desses quase oito anos de gestão, foram beneficiados mais de 35 mil alunos nas mais diversas áreas, a exemplo de música, dança, esportes, oficinas e demais atividades.
Durante a cerimônia, a titular da Secretaria da Cultura (Secult), Márcia Tude, compartilhou a alegria de ver o espaço totalmente requalificado. “É um momento importante e emocionante. Cultura é vida, esporte é saúde, e educação é necessidade básica. Aqui, nesse complexo, a gente aprende com a comunidade a importância de cuidar um do outro”, expressou a gestora da pasta, ao informar que, “um dos maiores investimentos que fizemos foi na acessibilidade, em novos espaços cobertos e em imobiliários novos”, concluiu.
Na ocasião, Joselene Cardim, titular da Infraestrutura (Seinfra), pasta que trabalhou na execução do projeto, reafirmou o trabalho desenvolvido. “Esse é o resultado de uma luta diária e que muito vai transformar a vida das pessoas. Muitos artistas já passaram por aqui, continuam passando e teremos ainda muito mais”, destacou.
Dentre as intervenções executadas no complexo, e acompanhadas pela Seinfra, durante a requalificação, estão a reforma da piscina e do deck; novo bicicletário; edificação de muro; promoção de acessibilidade aos espaços; novo sistema de drenagem; requalificação geral dos sistemas elétricos e hidrosanitários; instalação de piso intertravado com guia de piso direcional; substituição de esquadrias; troca de revestimento; e substituição do forro.
No local, também ocorreu a pintura geral interna e externa dos prédios; requalificações da estrutura do ginásio de esportes, de banheiros e do estacionamento interno; além de diversos serviços requalificadores no TCS, incluindo substituição de portas, luminárias e carpetes, e reforma das poltronas.
Acompanhada da irmã e da cunhada, Sarah da Silva, 27 anos, moradora do bairro Lama Preta, participou da reinauguração e assistiu às apresentações culturais. Na CDS, ela já foi aluna de música e boxe. Considerando a entrega do espaço como “maravilhoso”, a técnica em logística falou que, “voltar a frequentar esse espaço, com todas essas novidades, é algo magnífico. Porque a nossa comunidade precisa disso, de mais oportunidades”, compartilhou.
A massoterapeuta Marília Dini, 39 anos, foi uma das mães que levou o filho Matheus Araújo, 8 anos, para se apresentar junto com o grupo de Capoeira Regional Bimbaê. Moradora do bairro São Vicente, ela falou da importância de ter a Cidade do Saber revitalizada. “É uma satisfação saber que agora vamos ter a Cidade do Saber de volta, com as atividades retomadas.
Ainda participaram do evento secretários municipais, a sociedade civil organizada e servidores do complexo.