História e belezas de Camaçari são destaques do desfile cívico de Vila de Abrantes
História e belezas de Camaçari são destaques do desfile cívico de Vila de Abrantes
Integrando as celebrações em alusão ao aniversário de emancipação política de Camaçari, que completa 266 anos no dia 28 de setembro, aconteceu neste domingo (22/9), sob o olhar de encantamento e energia vibrante da população, o desfile cívico de Vila de Abrantes. Mantendo a tradição, o evento evidenciou a relevância histórica da localidade, considerando ser esse o berço do município, com diversas referências às riquezas culturais e belezas naturais de Camaçari.
Promovido pela Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Educação (Seduc), o evento contou com a participação de cerca de 1.500 alunos, de 10 escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, cujas performances, remetendo ao tema “O Futuro em Nossas Mãos: Escola Pública como Lugar de Destino e Partidas”, reverenciaram as origens da cidade, ao mesmo tempo em que projetavam um futuro inspirado pelas esperanças do presente.
A secretária da Educação, Neurilene Martins, explicou que as apresentações vistas na avenida resultam de um processo de planejamento e produção que, a todo instante, esteve entrelaçado ao currículo formativo dos estudantes. “São homenagens através das quais os alunos expressam o orgulho de viver nessa cidade, que abriga tantas histórias e singularidades. É, também, a essência do nosso projeto pedagógico, a partir do qual as aprendizagens são desenvolvidas. Aqui, a sociedade vê um recorte das descobertas e realizações dos alunos, possibilitadas pelas vivências nas escolas”, descreveu.
Participaram do desfile cívico, alunos das escolas municipais Eliza Dias de Azevedo, Rural Boa União, Fazenda Cajazeiras, Maclina Maria da Glória e Giltônia Pereira de Souza, além do Centro Escolar Quilombola de Cordoaria, dos centros educacionais Tancredo Neves e Marquês de Abrantes, bem como das creches comunitárias Senhora Santana e Esperança da Estiva. Um deles foi Arthur Silva, 9 anos, aluno da Fazenda Cajazeiras. “Sempre participo do desfile com a minha escola e gosto muito. Este ano, estou fantasiado de ‘menino maluquinho’, em homenagem ao escritor Ziraldo”, contou.
Para a população de Vila de Abrantes, a oportunidade de celebrar o aniversário do município, prestigiando o tradicional desfile cívico na comunidade, foi abraçada com animação, como revela a moradora do distrito, Kátia Nazaré, 56 anos. “Morar no circuito é um privilégio. Já participei muito e hoje estou prestigiando as novas gerações, inclusive meus netos”.
Já para Marilaine Oliveira, 26 anos, que estava acompanhada do marido Matheus Barbosa, 29, e do filho Joaquim Oliveira Barbosa, 5, foi uma experiência nova. “Esse é o nosso primeiro desfile, pois viemos do Rio Grande do Sul há cinco meses. É muito lindo, organizado, com as crianças motivadas e representando causas que fazem muito sentido, como a importância de cuidar do planeta e de respeitar a igualdade”.
Além das apresentações das escolas, também houve performances culturais, que incluem grupos percussivos, de cultura popular e filarmônicas, bem como bandas marciais e fanfarras, por meio da 3ª edição do Edital Evandro Amaro, promovido pela prefeitura, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), em parceria com a Seduc, além do apoio de outras pastas e órgãos da estrutura administrativa, e de instituições parceiras.