Greve na educação compromete crescimento do Ideb 2023 de Camaçari
Greve na educação compromete crescimento do Ideb 2023 de Camaçari
O Ministério da Educação (MEC) divulgou esta semana o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2023 – indicador que relaciona o desempenho dos estudantes em avaliações externas em Língua Portuguesa e Matemática, de larga escala com dados de fluxo escolar –, revelando a pontuação de municípios e estados de todo o Brasil.
Camaçari, que manteve um histórico de superação no Ideb 2021, aferido no período da pandemia, teve a projeção de crescimento desse índice prejudicada pelas paralisações e pelo movimento de greve, que ocorreu entre os meses de agosto e setembro de 2023. As avaliações externas foram aplicadas em outubro, poucas semanas depois do movimento paredista, que comprometeu o andamento regular do ano letivo, e, por conseguinte, a aprendizagem dos educandos, já prejudicados pela pandemia.
No Ideb 2023, Camaçari alcançou a nota 5,1 nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e 4,0 pontos nos Anos Finais do Ensino Fundamental, registrando 0,2 (dois décimos) abaixo da média da Bahia e de Salvador. Já a nota do Ensino Médio em Camaçari, sob a gestão do Governo do Estado, foi de 3,3 pontos.
A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), através da Diretoria Pedagógica (Dipe), ampliará as ações de formação, apoio pedagógico e de recomposição de aprendizagens, que estão em andamento na rede desde fevereiro, considerando os novos indicadores divulgados pelo MEC.
Nesse sentido, merecem destaque as contribuições das unidades escolares com maior proficiência, que atuarão como escolas formadoras, no âmbito dos diálogos com a gestão escolar, bem como das tratativas com os sindicatos, os conselhos municipais e a Comissão de Educação da Câmara Municipal de Camaçari.
Confira abaixo a relação das unidades que atuarão como escolas formadoras:
Anos Iniciais
Escola Municipal Zumbi dos Palmares - 6,2
Escola Municipal Maria José de Mattos da Conceição - 6,0
Escola Municipal Professora Edelzuita Barreto Bahia - 6,0
Centro Educacional de Cordoaria - 6,0
Escola Municipal Professor José Alan Ribeiro - 5,9
Escola Municipal Parque Florestal - 5,8
Anos Finais
Escola Municipal Luís Rogério de Souza - 4,8
Escola Municipal Edivaldo Machado Boaventura - 4,5
Centro Educacional Barra do Pojuca - 4,5
Escola Municipal do Santo Antônio - 4,4
Escola Municipal Professora Laurita Souza Ribeiro - 4,4