Educação transforma. A Fundação José Carvalho prova isso há 50 anos
Educação transforma. A Fundação José Carvalho prova isso há 50 anos
Mais que uma empresa sólida e inovadora, os dividendos da Ferbasa sustentam um legado de impacto social por meio da Fundação que leva o nome de seu fundador. São 5 décadas de compromisso com a educação gratuita e de qualidade, que já beneficiou mais de 100 mil crianças, adolescentes e famílias no interior da Bahia. Um exemplo raro de responsabilidade social estruturada, auditada e transparente, que continua mudando vidas todos os dias. Nenhuma tentativa de distorção sem fundamento ou disputa judicial pode apagar essa história. A verdade resiste e continua a educar.
Sobre as alegações feitas em entrevista e divulgadas em um dos principais jornais da Bahia, esclarecemos que:
- Presença nas organizações – José Eduardo.
- Ele nunca ocupou cargo eletivo na Fundação ou na Ferbasa durante a gestão do pai.
- Manteve-se afastado por mais de 10 anos, inclusive movendo ação contra o pai em 2001, enquanto José Carvalho tratava um câncer.
- Só entrou para o conselho da Ferbasa em 2008, após o afastamento do pai por doença, por iniciativa dos administradores. Saiu em 2012, em acordo com a companhia.
- Afastamento de José Carvalho – Alzheimer.
- José Carvalho foi interditado por decisão judicial em 2007, com nomeação de curadora (esposa).
- A presidência da Fundação foi ocupada por profissionais de carreira e, atualmente, está com sua neta, que é filha de José Eduardo e atua há 21 anos na empresa, desde quando seu avô ainda estava lúcido. Foi escolhida por sua dedicação e qualificação profissional.
- A neta atuou como curadora legal de José Carvalho até seu falecimento (2007-2015).
- José Eduardo – trabalho na Ferbasa.
- José Eduardo voltou a trabalhar para a empresa em 2017, com o 3º maior salário da companhia. Ainda hoje é funcionário.
- As organizações sempre buscaram o diálogo e, inclusive, isso consta nos autos.
- Diagnóstico de Alzheimer.
- José Eduardo não acompanhava o pai durante o tratamento da doença e não há registro de sua presença em consultas médicas.
- Fonte Tribuna da Bahia