Português (Brasil)

Lavagem de Barra do Pojuca marca abertura dos festejos populares de Camaçari

Lavagem de Barra do Pojuca marca abertura dos festejos populares de Camaçari

Lavagem de Barra do Pojuca marca abertura dos festejos populares de Camaçari

Compartilhe este conteúdo:

Após as celebrações do padroeiro do município de Camaçari, São Thomaz de Cantuária, agora é a vez de iniciar os festejos em homenagem ao padroeiro das comunidades da orla, São Francisco de Assis. A primeira das lavagens tradicionais ocorreu na manhã deste sábado (11/01), em Barra do Pojuca, reunindo centenas de pessoas que acompanhavam o cortejo das baianas seguida pela Charanga Big Band, e grupos culturais Espermacete, Beira de Rua e Ginga Expressão. 

 

A Câmara Municipal de Camaçari se fez presente com a participação de muitos vereadores da Casa, incluindo o atual presidente do Legislativo, o vereador Niltinho Maturino (PRD). “É sempre uma alegria estar aqui sentindo o calor da população nesse dia de celebração em homenagem ao padroeiro São Francisco de Assis”, reforçou. O vereador Kaique Ara (PT) também acompanhou todo o trajeto do cortejo, ressaltando a importância de santo que também é padroeiro dos pescadores. “Muito bonito ver que a comunidade mantém esta tradição de fé firme, este povo encorajado e religioso, que luta dia a dia pela sobrevivência e dias melhores”, complementou. 

 

O início das lavagens da orla trouxe também visitantes de outras comunidades do litoral, que vieram acompanhar o cortejo em direção à Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Centro de Barra de Pojuca. Liderança ambiental de Arembepe, Rivelino Martins, se declarou honrado em marcar presença no evento popular. “Este é um  território ancestral da orla de Camaçari e espero que o cortejo aconteça tudo bem, já que aqui é uma comunidade tradicional como Arembepe, Jauá, Abrantes. Espero que ocorra tudo de forma agradável como deve ser uma festa de comunidade”, afirmou: 

 

Além da parte religiosa, as lavagens também contam com a parte cultural por meio de shows tanto neste sábado quanto no domingo. Confira a programação:

 

Sábado (11)

 

17h – Samba Ohana

19h – Fogo de Lenha

20h30 – Samba com Elas

22h – Thiago Aquino

0h – Rodrigo Lima

 

Domingo (12)

16h – Jean

18h – Samba Trator

20h – Renatinho da Bahia

22h – Tiago Sena

Compartilhe este conteúdo: